quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prêmio Melhores Poetas Lusófonos 2015



ADEMIR DE ORNELLAS CYPRIANO

Psicólogo, Sexólogo, Acupunturista. Atua como Psicólogo Clínico desde 1982 em consultório e clínica. Trabalhou no Projeto Programa Educação e Saúde com Dr. Cláudio Gil Soares de Araújo na Reabilitação Cardíaca em 1989, como Psicólogo. Palestrante em Colégios do Rio de Janeiro durante 10 anos sobre Educação Sexual.

ALCINÉA CAVALCANTE


Alcinéa Cavalcante nasceu em 19 de fevereiro de 1956 em Macapá, no Amapá, onde vive até hoje. É jornalista, professora, poeta e escritora. Tem vários livros publicados, inclusive lançados na Bienal Internacional de SP,  e participação em diversas antologias e coletâneas nacionais e internacionais, lançadas em vários estados brasileiros e também no exterior.  Participa ativamente dos movimentos culturais. É fundadora do grupo poético Universo e do Movimento Poesia na Boca da Noite. Foi membro titular do Conselho Estadual de Cultural e vice-presidente da Associação Amapaense de Escritores. Por sua obra já recebeu muitos prêmios, troféus, diplomas de honra ao mérito, comendas e medalha de mérito cultural. É representante no Amapá da Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) e correspondente internacional do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa.

ALFREDO DE SOUSA PEREIRA


Alfredo de Sousa Pereira (Alsoupe), nasceu a 1 de Março de 1940 em Riachos, Torres Novas.
Viveu em Moçambique de 1961 até 1975. Começou a escrever poesia ainda em Moçambique mas foi só em 2012 que editou um livro de poesias  que intitulou   “Os Caminhos do Poeta”.
Participou na “Mangwana-Agenda 2014”,  na “Revista Cultural Licungo”, nas Antologias “Lusófona 2014 - Rio dos Bons Sinais”,  “Florbela Espanca e Convidados”, “Academia de Letras de Goiás”, “Castro Alves e Convidados” e na Agenda artístico-literária da  Literarte-CEMD 2015. É Académico Correspondente da Academia de Letras de Goiás. 

ANA MARIA BRASILIENSE

Sempre ligada a artes plásticas e a literatura, comecei a escrever poesias aos quatorze anos esporadicamente depois de ler poemas de  J.G de Araújo Jorge,devido aos estudos deixei meus escritos engavetados por alguns anos. Formada em Ilustração Publicitária, passei a dedicar meu tempo as ilustrações e  artes plásticas, voltando anos mais tarde depois de casada e separada , filhos criados e com mais tempo a dedicar-me as poesias ,Faço parte de vários grupos poéticos reais e virtuais.Sou filiada aos Poetas Del Mundo , membro acadêmico da  ACLAV Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória –ES . Membro acadêmico na Academia de Letras de Goiás Velho  ALG  .Sou escritora no Recanto das Letras, Prêmio Excelência Artística .Tomada de posse no Círculo Internacional de Artistas de Galiza.No decorrer dos anos  participei de algumas  antologias e infinitas cirandas poéticas. 

ANGÉLICA VILLELA SANTOS
Natural de Guaratinguetá-SP. Professora e Diretora de Escola. Residente em Taubaté desde 1961. Cofundadora da Academia Taubateana de Letras. Pertence às seguintes entidades : União Brasileira de Trovadores (UBT)-Seção de Taubaté;  Academias:  Taubateana de Letras,  Valeparaibana de Letras e Artes (Taubaté);  Pindamonhangabense de Letras (Pindamonhangaba-SP),  Cachoeirense de Letras (Cachoeiro de Itapemirim-ES);  Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (Rio de Janeiro-RJ).  Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV- Lorena-SP),  Clube de Escritores Piracicaba;  Clube dos 21 Irmãos Amigos (Seção Taubaté-SP). 05 livros publicados; Vários prêmios em concursos de Trovas, Sonetos, Contos, Haicais.

APARECIDO RAIMUNDO
Nasceu em Andirá, Paraná, aos 19 de março de 1953. Do signo de peixes, veio ao mundo no dia de São José. Escreveu e publicou, pela Editora Taba Cultural, Rio de Janeiro, os livros "QUEM SE ABILITA?", com prefácio do escritor Paulo Coelho, em 3ª edição, "COM OS CHIFRES À FLOR DA CABEÇA", 2ª Edição, "AS MENTIRAS QUE AS MULHERES GOSTAM DE OUVIR", 5ª Edição e "REFÚGIO PARA CORNOS AVARIADOS", 2ª Edição. Pela AMC-GUEDES, também no Rio de Janeiro, sua atual editora, publicou os livros “CINCO CONTRA 1”, “AS MENTIRAS QUE AS MULHERES GOSTAM DE OUVIR”, “COMO MATAR SUA MULHER SEM DEIXAR VESTÍGIOS”, “AS CONFISSÕES DE UM PAU PERFEITO” “ BOCA DE ENCRENCA”, “TUDO O QUE EU GOSTARIA DE TER DITO” e “SE A VIDA ME DESSE UMA SEGUNDA CHANCE”. 

BEATRIZ ALCÂNTARA

Maria BEATRIZ Rosário de ALCÂNTARA - Natural de Fortaleza-CE, cidadania luso-brasileira. Graduação Letras-UFC e Mestrado em Literatura-UNB. Professora Adjunta UECE. Membro das Academias: Cearense de Letras; Fortalezense de Letras e correspondente da Carioca de Letras. Integra Associação Brasileira de Bibliófilos. Ensaísta, poeta, contista e conferencista. Obras entre 1973/2014: La Revolte Positive de Simone de Beauvoir ; Fernando Pessoa e o Momento Futurista de Álvaro de Campos; La Parure, teatro; A Academia Brasílica dos Esquecidos; Daquém e Dalém-Mar; Água da Pedra; O Portal e a Passagem; Raízes do Tempo; Folha de Prata: Livre Sintonia; Autos de Natal; Palavras Cúmplices, finalista Premio Jabuti 52-2009; O Jardim Foi-se Vida Minha e de Outros, e Mulher Oblíqua, além de co-autoria em diversas outras obras literárias.

BEATRIZ FIQUER



Beatriz Teixeira Fiquer é graduada em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP) e doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP). É professora da Escola Terra Brasil (Atibaia) e das Faculdades Atibaia (FAAT). É pesquisadora, com ênfase em Intertextualidade, Literatura Brasileira e Portuguesa e foco no estudo de Camões. Tem vários capítulos de livros e artigos publicados.Atua também como revisora. É autora de contos, crônicas, poesias e do livro A decadência portuguesa n’Os Lusíadas e a recepção contemporânea do épico camoniano. Faz parte do Conselho Editorial da revista Verbum da Pós-Graduação de Língua Portuguesa da PUC-SP. É Acadêmica Imortal Correspondente da ALB (Academia de Letras do Brasil) Seccional de Araraquara; Acadêmica Correspondente da ALG – Academia de Letras de Goiás; Membro Fundador da ALMAS (Academia de Letras, Música e Artes de Salvador); Acadêmica da ACLAV - Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória – ES e Membro do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, N.A.L.A.L.



CAMILA GATTI

Membro Imortal Correspondente 36 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araraquara, Camila Gatti é formada em Administração com ênfase em marketing pela ESPM-RJ. Ao longo de sua carreira optou por atuar em segmentos diversos, acumulando expertises em suas experiências profissionais. Apaixonada em realizar sempre um excelente trabalho, contribuiu de modo diferenciado em todas as empresas da qual fez parte, visando sempre o sucesso, resultados e pioneirismo. Em paralelo, busca se dedicar à outra paixão: a arte de escrever, seja contando histórias ou expressando pensamentos. Escreveu um livro de crônicas, outro de aventuras romanceadas, ambos publicados. 

CARMEN LÚCIA HUSSEIN

Poeta e professora universitária de Psicologia. É  Mestre(CAPES) e Doutora(CAPES) e tem um estágio de pós-doutorado( CNPq) nesta área no IPUSP. Publicou vários livros e artigos em revistas neste tema. Recebeu 5 distinções internacionais pela sua vida profissional. Tem afinidade com a poesia. Publicou cerca de 1000 poesias. Ganhou vários prêmios,condecorações,concursos nacionais e alguns internacionais. Tem 80  Antologias sendo que 25 delas  estão divulgadas no exterior  em português, espanhol, francês e holandês. Tem ainda 19 livros de Poesias, sendo que 5 deles divulgados no exterior em português, espanhol, inglês ,francês  e alemão O site é www.carmenluciahussein.com.br .

CÉLIA MARIA BORGES
Sou formada em filosofia, também  estudei Artes Plásticas atendendo um apelo da minha alma. Venho me dedicando a arte e a reflexão. Escrever para mim neste momento significa tentar expressar através das letras a voz que fala em meu coração.

CERES MARYLISE

Ceres Marylise Rebouças de Souza é grapiúna de Ubaitaba, sul da Bahia, terra de Jorge Amado. Membro efetivo e vice-presidente da ALITA - Academia de Letras de Itabuna - BA; também pertence às academias: ALACIB - Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil em Mariana – MG; da ALPAS 21 ‘Academia Internacional Literária, Artística e Cientifica ‘A PALAVRA DO SÉCULO 21’ em Cruz Alta - RS; da APALA - Academia Pan-Americana de Letras e Artes no RJ; da Sociedade dos Poetas Brasileiros Aldravianistas; da REBRA – Rede Brasileira de Escritoras; Acadêmica Praeclarus da Academia de Artes, Ciências e Letras – Clube de Escritores de Piracicaba – SP; Academia de Letras, Artes e Ciências do Distrito Federal e Elevée à la dignité d 'Ambassadeur - Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture – 2014 em Paris (France). 

CHRISTIAN SOUZA LIMA
Escritor, Músico e compositor, nascido em São Paulo em 16 de abril de 1975. Seus textos buscam compreender o ser humano em sua totalidade política mística e filosófica. Busca inspiração em suas pesquisas na área do Autoconhecimento. Obras: Livro: Atma – O Peregrino, Livro: Guardiões do Tesouro Mágico, CD Solo – Universo, CD Prellude – A Estrada do Rock e Máquina do Tempo. Formação Acadêmica: Bacharel em Letras - Universidade de Mogi das Cruzes, MBA em Gestão Empresarial - Universidade de São Paulo e Especialista em Filosofia - Universidade Campos de Andrade. Prêmios Literários e Titulações: Prêmio: Melhores Contistas de 2014 da Editora: Mágico de Oz de 2014, Prêmio: Liberdade de Expressão de Angra dos Reis, Prêmio: Cidade de Porto Alegre de Belas Artes, Nomeação: Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa.

DANIEL DENANI

Daniel Denani, o contador de história, recebeu em 2014 o título de imortal pela Academia de Letras do Brasil, ocupando a cadeira número 27 da seccional de Araraquaras. Seus trabalhos estão focados em suas páginas do Facebook “O Contador de Histórias”, página de poesias, e “O Parafraseador”, página de artigos e pensamentos, e tem como bagagem dois livros completos: “As Poderosas Chuvas de inverno”, coletânea de versos, e “A Fantástica Fábula do Espantalho de Ideias”, conto em versos.

EDUARDO RENNÓ
Publicou em antologias, coletâneas e revistas acadêmicas e tem o livro “Eu & ti” (Corpos Editora, Portugal, 2009) publicado pelo selo worldartfriends.com. Atua também como fotógrafo, contando com algumas exposições individuais e coletivas ao longo da carreira.


ELIANE NEGRÃO

Eliane Gomes Corrêa Negrão, poetisa e artista plástica, nasceu aos 09.01.1958, em Mandaguaçu, Estado do Paraná, muda-se para Curitiba, ali residindo por 8 anos. Frequenta neste período, o Centro de Criatividades da Capital, onde sua veia artística é aflorada. Retorna à Ibaiti, no ano de1981, passando a promover e participar de diversas oficinas, cursos, workshops e exposições de: pintura clássica e contemporânea; aquarela; escultura; artes cênicas; e, finalmente, no ano de 2001, inicia a compor poesias. Ano de 1998 - Funda e preside a Associação Cultural de Ibaiti; Ano de 1999 – É diplomada no curso de extensão universitária de Domínios para a Produção e Política Cultural, promovido pela Universidade Federal do Paraná -UF/PR; Ano de 2011 – Funda e preside a Academia de Letras, Artes em e Ciências de Ibaiti.  Eliane Negrão, é Notária, bacharel em direito, e, Pós-graduada em direito notarial e registral, membro da Unión Internacional des Notariado Latino, com sede em Madrid;

ELOI ANGELOS GHIO
Escritor. Historiador. Ambientalista. Administrador. 36 obras publicadas: Poesia, crônica, conto, novela, romance, teatro, cinema, ensaio, direito, genealogia, heráldica. Prêmio “Primeiro Lugar” – Magnum Opus 2012 – Diploma da Academia Alquimia de Letras – São Paulo – Brasil. Mérito Empreendedor Artístico, Empresarial e Esportivo – Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes – CON-FALB/FALARJ – 2013 – Rio de Janeiro.  Menção Honrosa - 2014 - Academia de Letras e Artes de Portugal - Portugal. Medalha "Castro Alves de Literatura" - 2014 - Literarte - Rio de Janeiro. Presidente Fundador do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Cariacica – ES – (IAHGC) – 1º Presidente e Atual Conselheiro Vitalício. Presidente Fundador do Instituto de Ciências Biológicas, Políticas e Sociais Dom Vasco Fernandes Coutinho – IVAFEC – ES – Presidente Vitalício. 

ESTHERROGESSI
É sócia de várias Entidades literárias e de Academias de Letras e Artes de relevância, no Brasil e Exterior.  Possui Título Nobiliárquico: Baronesa da Gothia e Dama Comendadora da Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão, pela  Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente;  Consulesa e Comendadora pela Real Academia de Letras/POA; Senadora Cultural Acadêmica pelo “Coninter Artes”. É  artista plástica, palestrante, poetisa e escritora,  com vários prêmios literários, nacionais e internacionais.  Publicou o seu segundo livro solo, em 1ª edição, pela Editora Literarte (Romance), intitulado: “Conflitos de uma alma”, a 2ª Edição, em nova versão e obra de capa da autoria da própria escritora,  pela Editora “Pimenta Malagueta”-BA.

FRANCISCO GONDAR

Francisco Cesar Monteiro Gondar Capitão de Longo Curso (Comodoro) da Marinha Mercante Brasileira. Poeta, Contista. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Medalhística  Militar,  cadeira de número 11 (onze),  Marechal Rondon. Membro efetivo da Academia de Letras do Rio de Janeiro, cadeira de número  09 (nove) Nilo de  Freitas Bruzzi e Vice-Presidente de Honra da  Divine Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura. Membro Representante da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio-ARTPOP. Membro do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-InBrasCi, Sócio-correspondente da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras. Membro correspondente da Academia de Letras de Goiânia e da ALPAS 21, Porto Alegre. Academico da ALAP Titular da cadeira de numero 21 ( Rui Barbosa ) Pertence ao Corpo Diplomático Mundial de Segurança e Paz, Comendador Humanitário da Paz e Embaixador Humanitário da Paz do WPO: Word Parlament Of Security and Peace.

GABRIELE BRUSCHI





GILBERTO MADEIRA
1.       Médico UFMG/1964; Ambassadeur de Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; Correspondente de Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa; Correspondente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa-Portugal; Correspondente Estrangeiro da Academia de Letras e Artes de Portugal (ALA); 100 Homenagens e/ou Condecorações; 44 participações em antologias nacionais e internacionais; Membro da Soc. Bras. Poetas Aldravianistas.

HAZEL DE SÃO FRANCISCO


Professora de Educação Artística. Habilitação Música/ Artista Plástica/  Haicaista/Acadêmica Correspondente ALB seccional Suíça/Medalha Cultural Euclides da Cunha no Grau de Acadêmica FEBACLA/ Comenda Maximus Litterarium REAL/ Colar Grã Cruz da Comenda da ABD/ Premio  Excelência Cultural ABD 70 anos/Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa/ Premio Literarte de Cultura/ Premio Diamonds of Art And Education   Austrian/ Diplome Officiel Prix Honneur et de Prestige M.C.A.  Cannes Azur/Diploma de Mérito Acadêmico e Medalha alusiva categoria Ouro ABEPL... 

HELENA BORGES

Helena  Borges,  nasceu  em  São  Paulo.Escreve  desde  os quinze anos,  tendo  publicado seu  primeiro  livro  aos  dezenove  anos. Até  o  momento,  participou  de  vinte  antologias  como  co-autora. Três,  fora  do  Brasil. Tem  duas  nomeações  como  Acadêmica  Correspondente.
E  atualmente, prepara  seu  livro  para  ser  lançado  em 2015.


HILDA MENDONÇA

Professora aposentada de Língua Portuguesa  e Literatura Brasileira, exerceu o Magistério por quase 30 anos em Brasilia, fundadora da Academia Taguatinguense de Letras(Cadeira número 4, patrono Humberto de Campos) e da Associação dos Escritores de Passos e região.Tem 27 obras publicadas de contos, cônicas, poesias, folclore, romance, livros infantis e juvenis,é membro correspondente de várias Academias, é Associada à Literarte e à Associação Nacional de Escritores. 


IÊDA VILAS-BOAS


Cidadã Formosense com Titulação concedida pela Câmara de Vereadores de Formosa Goiás.  Educadora. Premiada com o Troféu Santuário da Arte – MOSARTE – Goiás em Novembro 2014.  Participante do VII ConLaCol – Tonalá –Guadalajara – México – Nov. 2014. Presidente da ALANEG – Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano. Promotora Cultural (Recebeu o Diploma: Destaque Cultural – 2013 – concedido pela XIV Coletiva do Movimento Santuário da Arte). 

ILDA BRASIL
Ilda Maria Costa Brasil nasceu em 04.03.1949, em Restinga Sêca/RS. Filha de Adelino Alves da Costa e Maria-Jesus Barrios da Costa. Graduada em Letras: Português-Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, de Santa Maria/RS; Letras: Português e Literatura Brasileira, pela Universidade do Vale dos Sinos de São Leopoldo/RS; Pós-Graduada em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas, pela PUC-RS. Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Condorcet Aranha (Presidente) e Academia Infanto-Juvenil de Artes e Letras Machado de Assis, Restinga Sêca/RS (Presidente de Honra); Academia de Letras e Artes Sepeense, São Sepé/RS (Presidente de Honra); Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras “A Palavra do Século 21”, Cruz Alta/RS (Vice-Presidente);


GABRIELE LOUREIRO BRUSCHI

Gabriele Loureiro Bruschi nasceu em 18 de maio de 1998, em Porto Alegre/RS. Filha de Tereza Cristina Loureiro Bruschi e Rogério Henrique Bruschi. Estudante do Ensino Médio do Colégio Conhecer, Porto Alegre/RS. Integrante do Projeto “Imagens e Textos construindo Histórias e Versos”:“Banners Poéticos”, 2012. Membro Efetivo da Academia de Letras Infanto-Juvenil Machado de Assis, de Porto Alegre/RS; Membro Efetivo do Projeto “Vida, Amor e Paz”, do “Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, Suisse/France”; Membre D’Honneur da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture; Membro Correspondente da Academia Infanto-Juvenil de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro/RJ. Participou da Oficina "Poesia Inclusiva", com Deficientes Visuais, realizada na Casa do Armazém, em 26 de outubro de 2012.


LARISSA LÚCIO DE CARVALHO

Advogada com especialização em Direito Constitucional, artigos publicados sobre o Direito dos animais, pela Universidade Izabela Hendrix, antologias publicadas pela Literarte e Rebra. Romance publicado “Coração sem Fim”, pela Chiado Editora. Ativista e participante da proteção da fauna e flora. Contribuindo com ONGS e Protetores para educação e conscientização de uma sustentabilidade saudável em todos os seguimentos do Planeta Terra.

MAIRA MENDONÇA

Maira Suzeth Mendonça de nome artistico „Suze-May“, nasceu aos 22 de Agosto de 1990, nacional de Angola, natural de Cabinda, filha de Adao João Antonio e de Nazaré da Silva Mendonça; solteira. Licenciada em administração pública federal pelo Instituto Federal de seguros da Alemanha. Funcionaria do BANCO MILLENNIUM ANGOLA, como assistente comercial corporate. Membro da associação dos Angolanos Imbondeiro. Escritora de poesias; começou a escrever poesias com apenas 12 anos de idade.


MARCELO GOMES FERES

Marcelo Gomes Jorge Feres nasceu em 06/07/1957, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil. É graduado em Administração pela EBAPE/FGV, Rio de Janeiro, em 1979; graduado e pós-graduado em Direito pela UNESA, Rio de Janeiro, em 2005; pós-graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho, São Paulo, em 2013; estudante de Psicologia, na UNESA, Rio de Janeiro; publicou 11 livros e participa de várias antologias desde 1987.

MARCIA CRISTINA DA SILVA

Bacharel em direito, escritora, já participei de vários Concursos literários, tendo sido premiada em alguns deles.

MARCOS FILHO

Marcos Filho é natural de Macaé (RJ), nascido em 12 de março de 1992. Membro de famílias tradicionais e unidas, compostas pelo pai macaense Marcos de Lima Bastos, a mãe paranaense Sueli Franco Garcia e o irmão Roberto Garcia. Apesar de possuir apenas 22 anos de idade, já possui uma vida artística multifacetada por vir desde o berço na comunicação, agregando diversos cursos, trabalhos e formações. Tendo como foco os ofícios de ator e manequim.

MARIA CECÍLIA CASTRO

Publicou o livro “Pedaços” – Editora Thesaurus – Brasil – 2005.Vem participando de inúmeras antologias no Brasil e no exterior. Sendo elas as seguintes: Antologia “Oltre la siepe” Del Premio Publio Virgilio Marone – Accademia Internazionale Il Convivio – Itália – 2003 – Poema: Virtù; Antologia Literária Noel Rosa em Poesia– Brasil – 2011 – Poema : Noel Rosa; Antologia “Le grand show des écrivaines brésiliennes” – França – 2011 – Poema: La fleur; Antologia “ Cartas para Francisco” – Brasil – 2013- Poema: Esperança; Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias” – Brasil – 2013 – Poema: Minha terra ; Antologia “ Fernando Pessoa e convidados” – Brasil e Portugal – 2014 – Poemas: O canto e Escuridão.

MARIA DA GLÓRIA JESUS DE OLIVEIRA




MARIA DA GLÓRIA JESUS DE OLIVEIRA é, escritora com livros publicados e participa de antologias nacionais e internacionais. Pertence a algumas academias literárias, é Diretora Jurídica da Ass. Internacional de Poetas(RS) e 2ª ViCe-Presidente da Ass. de Jornalistas e Escritoras do Brasil-RS.

MARIA DO CÉU LOPES


Maria do Céu Lopes Heinrich é bacharel em Direito pela PUC Camp e advogada. Dedica-se às artes desde 1997. Foi Presidente da Associação dos Artistas Plásticos e Visuais de Indaiatuba. Tem trabalhos como pintora, ceramista e fotografa. Como ARUÂNGUA escreve contos, poesias e crônicas. Publicou Memórias Agridoces do Exílio, em Julho de 2011 e A Guerra do Talco, histórias de avós e netos para não perder a meninice, em Maio de 2014, sob o pseudônimo. É colunista no Jornalzen periódico que circula por toda a Região Metropolitana de Campinas. 

MARILINA BACCARAT

Nascida em São Paulo, Capital, onde viveu sua infância e juventude.É descendente de franceses. Seu avô José Baccarat (francês) foi prefeito e delegado de Santos na década de quarenta . Foi professora de música clássica e canto erudito, com especialização em órgão pela Universidade Columbia em New York. Casada com José Almeida Leão advogado e professor no curso de direito da Universidade Estadual de Londrina. Reside em Londrina-PR, chamada de pequena Londres. Livros lançados: Com o Coração aberto - Colorindo a Vida –Pelos Caminhos do Viver - Escalando Montanhas - Atravessando Pontes - Alamedas do Coração - Andanças pela Vida - Em Busca dos Sonhos -Viajando nas lembranças -Vivas Emoções – Encantos da Vida e com mais dois a serem lançados em Janeiro de 2015.

MARTA COSMO


Marta Cosmo nasceu na cidade de Itapajé, cidade serrana do Ceará, mas vive a quase vinte anos no estado do Pará. Possui três graduações: Licenciatura em Língua Poruguesa(ESAMAZ/2007), Licenciatura em Artes Visuais (UFPA/2013), e Bacharelado em Artes Visuais (UFPA/2014). Possui Especialização em Abordagem Textual (UFPA/2009). Atualmente, busca concluir o Mestrado em Sociologia e realiza a Faculdade de Direito. Atua como Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Artes (SEDUC/PA). Também é escritora e fotógrafa.  


MICHELLE ZANNIN



Nascida em 1994.​ ​Escritora e Jornalista. Presidente da Academia de Letras do Brasil Araraquara.​


NARA PAMPLONA

Sempre gostei muito de ler e sempre admirei muitos àqueles que se dedicavam à arte da poesia. Escrevi muito quando criança e adolescentes, mas meus tempos perderam-se com mudanças e residências. Retornei a escrever após o falecimento do meu marido em 2008, como uma forma de desenhar no papel meus sentimentos e emoções e adoto a forma livre de escrever meus textos. Atualmente integro  várias Academias virtuais de poesias, tendo merecido alguns prêmios, um deles concedido pela Academia de Artes e Letras de Fortaleza. Integro, como membro fundador, a Academia de Letras. Música e Artes de Salvador, tendo recebido a comenda Luiz Vaz de Camões do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa; Integro, ainda, como membro, A Academia de Artes e Letras de Valparaíso. 

NERI FRANÇA FORNARI BOCCHESE

Nasci em Arvorezinha, Vale do Taquari-RS.  Tenho 4 filhos, 3 noras  e os netos Giovanna, Gabriel, Victoria e Gustavo. Professora Universitária- UTFPR. Presidente da ALAP- Academia de Letras e Artes de Pato Branco, Acadêmica da APAL. Professa da OFS- Comendadora da ALG- Academia de Letras de Goiás. Acadêmica Correspondente da ALAV- Academia de letras y Artes de Valparaizo-Chile, da ANBA , da ALTO, da ALAF. Associada da LITERARTE e da A.C.I.M.A.


PAOLA RHODEN

Paola Rhoden nasceu no Estado do Paraná, Brasil. Advogada, Administradora de Empresa, Doutora em Direito Trabalhista, Mestre em Administração. Foi premiada em vários concursos literários, tendo textos publicados em 32 antologias, das quais 18 editadas no exterior. Editou dois romances, dois livros de poemas, dois de contos e dois infantis. Paola reside atualmente em Brasília - DF.   


PÉRICLES ALVES

Pensador, niilista, incurcionista pela didática de Nossa Língua Portuguesa e escritor,  com 14 livros já lançados, que trazem versos  filosóficos e reflexivos sobre o senciente modo de ver do ser, com suas ilusões tremeluzidas e com suas imagens petrificadas em textos prenhes de observações psicológicas, filosóficas e emocionais; ora reais, ora surreais,  ora insólitas,   absurdas, multifacetadas, tal quais os complexos abnômalos que forram o fulcro neandertal.

PERIZE CHUFAN




ROBERTO FERRARI

Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador. Sempre gostou de escrever desde a juventude, publicou os livros Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina ,Fundamental como o Amor e Negócios de Sangue.

ROOSEVELT VIEIRA LEITE



Roosevelt Vieira Leite nasceu em Sobral no Ceará. Teve a primeira parte de sua educação em Fortaleza. É professor da rede pública em Sergipe. Foi professor universitário e palestrante na Universidade Estadual Vale do Acaraú. É filho da escritora cearense Helenice Vieira Leite, advogada e formada em Ciências Sociais, uma das fundadoras da Casa Juvenal Galeno (Um centro cultural feminino de letras e artes, muito respeitado no Ceará). Sempre viveu no ambiente acadêmico e no mundo das idéias. Atualmente escreve em sites da internet divulgando suas idéias para o mundo. É um dos fundadores do movimento torto (Um site de acadêmicos que promove a cultura e o incentivo à crítica e à arte) em Sergipe. Suas participações em antologias são aqui na celeiros que são: Duas antologias Eldorado, Uma antologia Fronteiras, e Agenda literária. O autor participou da antologia Palavras sem Fronteiras, uma iniciativa da comendadora Izabelle Valladares. Participamos também do prêmio melhores contistas luso brasileiro da Editora Mágico de Oz, e da antologia "palavraéarte", uma iniciativa e homenagem do professor Gilberto Martins da Puc-Ba.


ROSANGELA CALZA

Rosangela Calza nasceu em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil, e é florianopolitana por adoção desde 1989. Ama ler, viajar, fotografar. Está representada em Antologias e em seus Blogs... Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, é professora, revisora, escritora, fotógrafa amadora... anda por este mundo afora com os olhos fixos no céu.

ROZELENE FURTADO

Rozelene Furtado de Lima-Teresópolis/R.J./ Brasil.  Graduada em Biblioteconomia e Documentação, professora,escritora, poeta, contista, artista plástica. Integrante em mais de duzentas Antologias nacionais e internacionais. Textos publicados em Portugal, França, EUA (NY), Espanha, Itália, Suíça, Uruguai, Argentina, Chile e na Revista Varal do Brasil; Diversos livros publicados; Grau “Honoris Causa” Drª em Literatura; Associada à REBRA; à LITERARTE; Poetas del Mondo; Membro das Academias: AVBL; ANBA; FEBACLA; ALTO; ALG; ACLAV; ALB Seccional/Suíça; Membre D’honneur  Divine Academie Française des Arts Letres et Culture; Núcleo Acadèmico de Buenos Aires; Autora do Portal CEN-PT. Vários prêmios literários e artísticos


SÉRGIO BORSOI

Carioca, nascido em 1992, Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior é escritor e poeta. Começou a escrever em 2009 e não parou mais. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, Buenos Aires, Lisboa e Academia de Letras de Goiás Velho, participou de diversas antologias, lançou seu primeiro livro de poesias e está no processo de escrita de seu primeiro romance. Também é músico e move-se com a arte.

SOL FIGUEIREDO

SOL Figueiredo – Solange da Silva Figueiredo – professora, poeta e ativista cultural. Acadêmica Imortal na FEBACLA; na ALB/Suíça; no CONINTER; no Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e na Academia de Letras de Marataízes. Comendadora da Cidade do Rio de Janeiro, Embaixadora da Paz e Chanceler Cultural. Já participou de dezenas de antologias nacionais e internacionais. Seu livro solo “Um Raiar de SOL em Amor”, com lançamentos na Bienal do Livro do Rio, Bienal do Livro de São Paulo, em Porto Alegre, em Frankfurt, e  em Portugal.  Site: www.solfigueiredo.com

VALÉRIA VALLE



professora, membro da União Literária Anapolina, da Academia Anapolina de Letras, da Academia de Letras do Brasil, da Academia de Artes/literatura de Cabo Frio, da Academia Humberto de Campos, Delegada da Academia de Literatura de Valparaíso Chile/Brasil e Comendadora da Academia de Letras de Goiás. Publicações: 7 Livros: A viagem/ 2004; Diálogos /2005; Retrato 4 X 4: A poesia saltitante /2009, Poesia: Um recorte temporal/2010, Memórias dos Escritores da ULA/2010 (Brasil); Um Punhado de Poesia/2010 (Europa), Reconto com contos/2011,Medalha Internacional do Prêmio “Nocera Poesia” Itália/Nova Sociale 2010, Medalha Personalidade 2010 Academia de Artes de Cabo Frio, mencionada no Dicionário de Mulheres/2010. Participação nas feiras literárias da Alemanha, Egito, México, França, Argentina e 62 coletâneas no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pará, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



VERA REGINA CARVALHO
Vera Carvalho


Artista Plástica e Escritora. Atualmente se dedica ao mosaico. Participa de Exposições e Feiras de Arte, sendo premiada com Medalhas no XI Salão de Artes Brasil-Portugal (ALAP) e Casa das Beiras – 2007, no 1° Enc. Cultural (Salão de Artes Plásticas, Poesia e Música) e na comemoração do 22° aniversário do 1° Grupamento de Socorro e Emergência do Corpo de Bombeiros do RJ – 2008.


VERA SOARES


Sou Professora, formada em História e Pós Graduada em Pedagogia Gestora. Possuo um livro de poesias publicado: Parnáso Espiritual .Participei de diversas Antologias com Contos  variados. Atualmente recebi  uma medalha de terceiro lugar com o conto “O Branquelo”, Um Troféu de Segundo lugar com o conto “Minha Primeira Perda”, mais um Troféu de Primeiro Lugar com o conto “Bilhete Celestial”, finalizando com uma Menção Honrosa com a Poesia “Poema”.Escrevo também romances e histórias infantis. “Para mim, toda vez que se cria um personagem cria-se um destino.” Vera Lucia Soares Feijó.

ZEZINHO NASCIMENTO

Natural de Morro do Chapéu, Bahia, Brasil, criei-me nas cidades baianas de Cafarnau  e Barreiras, onde concluí o Ensino Fundamental em 1982, com 20 anos de idade. Mas só no ano de 1999, aos 37 anos, concluí o Segundo Grau, no Curso Supletivo. Tornei-me poeta ao escrever o poema POESIA PARA OS PAIS DE HOJE E DE AMANHÃ, aos 22 anos de idade, ainda na cidade de Barreiras, e, aos 52 anos, publiquei meu livro de letras musicais e outras poesias, cujo principal objetivo é incentivar os jovens a ler e escrever poesias. O livro ensina todos os pormenores sobre poesias e é intitulado GREGÓRIO DE MATOS FOI UM JESUS CRISTO BAIANO – UM TRIBUTO A GREGÓRIO DE MATOS – Editora Sotaques, Piracicaba-SP. 


0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © 2015 Mágico de Oz - Eventos