quinta-feira, 8 de maio de 2014

Antologia Fernando Pessoa e Convidados


Fernando Pessoa foi um importante poeta português, considerado hoje uma das figuras maiores das literaturas escrita, dita e falada em Língua Portuguesa.
Nasceu a 13 de Junho de 1988, às treze horas e vinte minutos, no Largo de São Carlos nº4, 4º Esquerdo, em Lisboa, filho de Nogueira Pessoa, natural de Lisboa, 38 anos de idade e de Maria Magdalena Pinheiro Nogueira de 26 anos de idade, natural da Ilha Terceira no Açores. Estes pormenores não seriam importantes, não fora o poeta um ilustre esotérico. Seu pai, funcionário público do ministério da justiça era crítico musical, e quando morreu deixou-o com apenas 5 anos de idade. Aos 6 anos de idade morre o seu irmão Jorge, altura em que cria o seu primeiro heterónimo o Chevalier de Pas. Com apenas  anos de idade, escreve a sua primeira poesia, uma quadra dedicada à sua amada mãe. Nesta altura, parte com a mãe para a casa do seu padrasto o Comandante João Miguel Rosa, Consul de Portugal na República Federativa da África do Sul. Em 1901, com 13 anos de idade, escreve o seu primeiro poema em inglês, ano em que regressa a Portugal, abalado, navegando os oceanos para acompanhar o corpo da sua irmã Magdalena Henriqueta, falecida em Durban. Em 1902, vai aos Açores, à Ilha Terceira, com a mãe para estar com a família materna.
Regressa novamente a Durban para estudar. Em 1906, regressa a Lisboa e passa a viver com a mãe e o padrasto. Após a morte da sua avó Dionísia, deixa Lisboa e vai viver sozinho em Portalegre, tendo regressado a Lisboa para montar uma tipografia. E quando falamos de Fernando Pessoa, de quem falamos realmente? De Ricardo Reis? De Alberto Caeiro? Ou de Álvaro de Campos? Certamente de todos num e do mesmo em todos. Todos estes acontecimentos, referidos anteriormente, moldaram o homem e o poeta que foi, como dizia o próprio poeta poliglota, ainda que precocemente “adivinhador de futuros” – Estou cansado de confiar em mim próprio, de me lamentar a mim mesmo, de me apiedar com lágrimas sobre o meu próprio eu – e sem dúvida marcou o seu lugar no mundo quando afirmou – Ora a civilização consiste simplesmente na substituição do artificial ou natural no uso e correnteza da vida. Tudo quanto constituí a civilização, por mais natural que nos hoje pareça, são artifícios. Por isso, esta justa homenagem ao poeta maior da língua portuguesa, no seu dizer Pátria sua, consegue gerar unanimidades e consensos sobre a sua reconhecida grandeza, reunindo poetas de países diversos irmanados pela poesia e pela língua comum, embora abraçando sua heterogeneidade e universalismo. No entanto, é bom que fique sempre claro, que “cada homem é um oceano.  Nunca chegamos verdadeiramente a conhecê-lo” e que “a poesia é a expressão sublime do real e do imaginário surreal”.
Sempre afirmei que o poeta se revela na generosidade com que se dá aos outros. Fernando Pessoa sempre se ofertou ao mundo, almejando um futuro melhor e renegando o hoje que o desencantava, por isso escreveu – Amanhã é dia dos planos. Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo. Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã – aqui se revela o poeta visionário, que premonitoriamente prevê o seu futuro.
Aos poetas antologiados apenas se pode pedir que continuem dignificando o sonho deste poeta maior, dignificando-se.

Delmar Maia Gonçalves




PARTICIPANTES DA ANTOLOGIA FERNANDO PESSOA E CONVIDADOS

A Antologia Fernando Pessoa e Convidados, divulgada em Portugal e no Brasil, congrega participantes de vários países - Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Espanha.  
Prefácio de Renato Epifânio, apresentação de Delmar Maia Gonçalves e ilustração da capa de Cipriano Oquiniame.
Lançamento no Brasil  - Bienal do Livro de São Paulo em Agosto
Lançamento em Portugal - Prémio Literarte - CEMD no Museu do Oriente em Outubro


RENATO EPIFÂNIO - prefácio
RENATO EPIFÂNIO é Professor de Semiótica no IADE; Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Integra ainda a Direcção da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.


DELMAR MAIA GONÇALVES - apresentação da antologia

Delmar Maia Gonçalves nasceu a 5 de Julho de 1969, na cidade de Quelimane, em Moçambique. 
É Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
Publicou os livros de poesia “Moçambique Novo, o Enigma”; “Moçambiquizando”; “Afrozambeziando Ninfas e Deusas”; “Mestiço de Corpo Inteiro” e “Entre dois rios com margens”. 
Está representado em várias antologias internacionais.


CIPRIANO OQUINIAME - ilustração da capa
Cipriano Oquiniame,    artista plástico guineense, nascido em Cachéu, 1976 (Guiné Bissau).
Inicia a sua formação em Tecnologias de Arte e Ofícios, na Escola Filipa de Vilhena do Porto, aprende várias técnicas como Pintura, Madeiras, Modelagem e Tecelagem.
Marcado pela sua paixão no campo das Artes Visuais, eleva a sua formação à Licenciatura no Curso de Professores de Educação Visual e Tecnológica – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Curiosamente a sua primeira exposição teve lugar na Expo 98, Pavilhão da Guiné-Bissau, posteriormente para além de exposições individuas participa diversas exposições coletivas.
Em 2000 integra o Projecto Artafrica, a convite dos Serviços de Belas Artes da Fundação Callouste Gulbenkien.
Conta já com uma vasta obra, sendo que alguns dos trabalhos se encontram na posse de colecionadores quer nacionais quer internacionais.
Ao debruçamo-nos sob a sua obra pictórica, no mesmo instante somos arrebatados com uma linguagem poética e detalhes que nos ultrapassam, todas as linhas e manchas de cor comunicam com o espectador. O olhar deste artista está muito para além do visível, do claro, é importante compreender que a sua comunicação é complexa e cheia de reentrâncias, exigente na atenção e veloz na narrativa.
Com uma forte relação e de coração africano, é comum ver nos seus trabalhos um espelho desta ligação telúrica, figuras que marcam o imaginário e quotidiano popular, uma intrínseca ligação com a Natureza, e principalmente uma atitude reveladora dos princípios de uma cultura tão própria e poderosa! Revela-se desta forma detentor de uma inquebrável consciência e responsabilidade artística e social.
Assiste-lhe também uma das maiores virtudes de um criador genial e exímio: a paixão pela vida, pela plenitude e pela criação, uma busca espontânea e curiosa do que é diferente, novo, irregular, irrequieto, oposto e sempre munido da sua lupa perfeccionista.
Olhando para outras obras deste artista encontramos a permeabilidade e atenção que lhe desperta cada lugar, cada tradição e cada sensibilidade.
O que há de mais sagrado na sua criação é a sua atitude universal. 



AMÉLIA RAPOSO DA LUZ 

Amélia Luz – Pirapetinga/MG - Membro Honorário da Tertúlia Rafael  Bordalo Pinheiro – Lisboa/PT,  Membro da Academia Internacional de Heráldica, Lisboa/PT – Membro da Academia Portuguesa Ex-Libris, Lisboa/PT – Membro da Academia de Lisboa/PT,  Membro Correspondente Honorário da ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa, Portugal e muitas outras entidades literárias.



ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA 
Ana Cristina Costa Siqueira nasceu em 1958, na cidade de Juiz de Fora (MG). Veio para o Espírito Santo em 1977, desembarcando com a família na antiga rodoviária de Vitória, imediações do Parque Moscoso, em dia claro, de céu muito azul. Vitória, uma ilha, constitui, com outros municípios, o importante complexo portuário do Estado. Mas foi em Vila Velha, onde aportou Vasco Fernandes Coutinho, em 1535, que a família Siqueira se estabeleceu. Nas águas tranqüilas da Prainha, molharam os pés pela primeira vez. Ana iniciou, na Universidade Federal, suas publicações literárias. Autora de “Poema Deitado no seu Peito, um jogo de amarelinha”(Scortecci Editora, 2012), participa das antologias do Selo Editorial Rebra/Scortecci Editora; também de edições bilíngües em Intercâmbios Culturais  promovidos pela Universidade Federal da Paraíba com outros países. Participa da terceira antologia da Edições Mandala, na Itália). Sua poesia e linguagem revelam-se influenciadas por fatos do cotidiano, e também pelo cinema – ponte para um lirismo cortante, quase sempre inspirado na natureza, em aspectos curiosamente passionais, e em sua convivência com os escritores capixabas.



ANA OLIVEIRA DIAS
Ana Maria de Oliveira Dias nasceu a 12 de Fevereiro de 1952, na República de Moçambique. É professora do 3º Ciclo e Secundário. Tem vindo a participar em várias Antologias nacionais. Tem vários livros publicados, desde Contos Infanto-Juvenis e outros, crítica literária, poesia, prosa-poética.









ARAHILDA ALVES
GRADUAÇÃO: CANTO, E.ARTÍSTICA, PEDAGOGIA. ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. AUTORA VÁRIOS HINOS ESCOLARES, VINHETAS E JINGLES E DA COMUNIDADE. ESCREVE HÁ 30 ANOS JORNAIS LOCAIS. INCENTIVADORA CULTURAL. REGENTE FUNDADORA DE CINCO CORAIS.PIONEIRA PROJETO CITADINO ORIGINAL "PELOS CAMINHOS DA ÓPERA". CÔNSUL POETAS DEL MUNDO. DIRETORA-FUNDADORA  FÓRUM ARTICULISTAS DE UBERABA. MEMBRO A.LETRAS T.OTONI (ALTO) CADEIRA 33 A. LETRAS TRIÂNGULO MINEIRO. DIPLOMAS REVISTA ZAP, ROTARY LESTE, CÂMARA MUNICIPAL, PREFEITURA MUNICIPAL UBERABA. PARTICIPANTE ANTOLOGIA BILINGUE BRASIL-FRANÇA. APOSENTADA CONSERVATÓRIO ESTADUAL MÚSICA UBERABA. LIVROS: A VOZ QUE PENSAVA DEMAIS, SOB MIL OLHARES.






BENEDITA AZEVEDO
Benedita Azevedo, filha de Euzébio Alberto da Silva e Rosenda Matos da Silva, graduada em Letras, pós-graduada em Linguística, escritora, poeta e haicaísta. Membro Efetivo da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA); Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Arte (2010-2012); Presidente da Academia de Ciências Letras e Artes de Magé (ACLAM); é membro de várias outras instituições, sendo 05 em Portugal. Pertence ao Grêmio Haicai Ipê - SP; Coordenadora do Grêmio Haicai Sabiá, Magé-RJ e Grêmio Haicai Águas de Março, Centro-RJ. Recebeu vários prêmios e comendas, inclusive, o 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de Haicai / 2005, o 1º lugar, na V Edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, Santos, SP/2011, e a Medalha Austregésilo de Athayde, conferida pela ALAP em 2010. Publicou 19 livros individuais, 01 em parceria com Demétrio Sena; organizou 17 antologias e tem participações em jornais, revista, sites e mais de 60 antologias.







BETH  OLIVEIRA 
Natural de Recife/PE. É Médica e Bacharela em Direito, Doutora e Mestre na área de saúde. Docente e Pesquisadora da UFPE (1980-2009). Escritora e  pintora. Autora do livro O Ser Vivo Inconsciente Poder Ilimitado do Homem (2000 - comunicação pessoal), que lhe conferiu O Prêmio Interarte 2012 pela Academia de Letras e Artes de Goiás, categoria "Melhores Livros de Psicologia". Participação nas antologias "Histórias Para Você Dormir Especial de Natal" (2012) - Literarte Editora e "Poesias Encantadas" III (2011), IV (2012), V (2013) e VI (2013). Dedica-se às artes plásticas desde 2007, com a criação de telas em acrílico, hoje com um catálogo de mais de 40 obras. Tem na literatura e nas artes sua fonte de inspiração, emergindo do seu ser em percepção, a sintonia e o intercâmbio iluminado Divino.





C A PAULON

Advogado, professor universitário, poeta, compositor.
E-mail: paulonca@hotmail.com. 
SITE: http://www.paulon.recantodasletras.com.br
Livros publicados: Direito Alternativo do Trabalho. LTr Ed. São Paulo, 1984(direito);O Progresso da Ordem e o Direito Alternativo. Fabris Ed., Porto Alegre, 1986 (direito);Sindicalismo. Estudos Em Homenagem Ao Prof. José Martins Catharino. Ed. Ltr. S. Paulo. 1986(direito);
Chorei & Ri- Ed.2006 (poesia); VIII Antologia Nau Literária, Ed.komedi, Campinas, 2007 (poesia);Poemas a Flor da Pele (antologia-poesia, Grafite Editora, Bento Gonçalves, 2009; Primeira Coletânea de Poemas Eróticos, Usina de Letras, 2010; Janjão e Maria (infantil), Litteris Editora, Rio de Janeiro, 2010;
CD gravado: Toca na Toca, 2007.




CARLOS ALBERTO CARNEIRO SOUZA
AUTOR DOS LIVROS:Poesia aos meus-ed. DELICATTA-SP-2011
Poesia aos meus e aos nossos- ed. DELICATTA-SP-2012
Prêmios de edição nos concursos culturais LITTERIS 2012:
"Cada dia uma poesia"-Meus pequeninos mestres
"Literatura pela vida e pela paz"-Tributo aos poetas
"Veia poética"-Vida bendita!
"Meu Brasil brasileiro"-Ah um pai e amigo Brasil!
Antologias:DELICATTA VI E VII-2011/2012-SP
“Um olhar sobre a liberdade no século xxI”-poesia-Liberdade ainda que tarde...DELLICATA-2013.
Centro Literário do MUSEU DO FORTE DE COPACABANA-2011/2012/2014 recebendo o título de:
"ARTILHEIRO DA CULTURA"
"Nas asas da liberdade"-LITERARTE-Brasil/Chile-2012-poesia: Sou o ar.
Autor da poesia: Tributo a Zeca-terceiro lugar no POÊTERE da FESO-Teresópolis-2012
Poesia :Memórias, no livro” Memórias “-Dias ,Paulo Roberto Vilela-RJ-2012
Poesia:IBEC Místico - Revista comemorativa dos 35 anos da Engenharia de Custo no Brasil-2013
Poesia : Apelo - Antologia do Centro Literário do FORTE DE COPACABANA em homenagem ao Papa "Francisco".
Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos.
Acadêmico correspondente da Academia de letras de Goiás Velho.
Poesia:Camões: dualidade e poesia – Antologia: Luis Vaz de Camões e convidados-Ed. Mágico de Oz – 2014- recebendo menção de estar entre os melhores escritores Luso-Brasileiros da Mágico de Oz em 2013.



CARMEN HUSSEIN
Carmen Lúcia Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia. É  . Mestre e Doutora em Psicologia do Escolar, no Instituto de Psicologia da USP.. - Tem 2 livros de Psicologia da Aprendizagem  e vários artigos  em revistas  nesta área.  Fez um estágio de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP. Recebeu 5 distinções internacionais pelo seu trabalho. Tem afinidade com a poesia. Recebeu vários prêmios e condecorações. Ganhou vários concursos nacionais e alguns internacionais de poemas. Publicou cerca de 1000 poesias.  Tem 19 livros de poesias e 85 antologias que estão sendo divulgadas no exterior. Realiza estudos de reflexões sobre a Poesia e de ensino de redação criativa de poesia.Ver o seu site  www.carmenluciahussein.com.br .Os seus livros estão  na Livraria Cultura-www.livrariacultura.com.br. O  seu e-mail é chussein8@gmail.com






CECY BARBOSA CAMPOS
Natural de Juiz de Fora, MG.Bacharel em Direito, licenciada em Letras/Inglês e Mestre em Letras pela UFJF de onde é professora aposentada.Membro de academias de letras e instituições culturais no Brasil e no exterior, entre elas: Academia Juizforana de Letras, Academia Granberyense de Letras, Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil/Mariana,Academia de Letras Rio/Cidade Maravilhosa, Associação Brasileira de Literatura Comparada, Sociedade Brasileira de Poetas  Aldravianistas, InBRasCI(do qual é Diretora Cultural em Juiz de Fora), Conselho do Museu Mariano Procópio,  Académie du Mérite et Dévouement Français, Divine Académie des Arts, Lettres et Culture Française, Academia Internacional de Heráldica (Lisboa), Academia Portuguesa Ex-Libris , Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e International Writers Association(USA).  Publicações em revistas, anais de congressos, capítulos de livros, prefácios  e antologias. Livros: The iceman cometh: a carnavalização na tragédia (2000); O reverso do mito e outros ensaios(2002); Recortes de vida- prosa(2009);Cenas- poemas(2010); Crepusculares-aldravias(2013); Caleidoscópio-poetrix2014.



CONCEIÇÃO OLIVEIRA
Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural e residente em Aveiro, Portugal.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Francês, pela Universidade de Aveiro, (antes, Bacharelato em ensino Básico pela Escola do Magistério Primário de Aveiro), Possui ainda o curso da Alliance Française. Exerceu pedagogia 38 anos nos vários graus de ensino, desde o Básico ao 12º Ano = Vestibular.
- Aposentada da docência, dedica-se à escrita, pintura e outras atividades artesanais. Conta com várias publicações – Poesia e Prosa - entre Portugal, Suíça e Brasil.



DANIEL DE CULLÁ 
Daniel de Cullá, de origen castellano aragonés. Poeta, escritor, pintor y fotógrafo, miembro fundador de la revista literaria  Gallo Tricolor. Es miembro de la  Asociación Colegial de Escritores de España. En la actualidad participa en espectáculos que funden poesía, música y teatro. Dirige la revista de Arte y Cultura ROBESPIERRE, Participo en el AMSTERDAM ZINE JAM 2013, con mi Zine “HAND SHE ASS” ( Dadle a la Burra); y el día 14 en el BarTe SanFran; con Les Terribles Enfants.



DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO


DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO nasceu em Lisboa a 19 de Julho de 1939. Ensaísta, biógrafo, poeta, ficcionista, sociólogo, etnógrafo, filósofo, fotógrafo amador, jornalista, vegetariano. Idealista e utopista desde muito jovem é defensor dos Estados Unidos da Europa, do Parlamento Mundial, da Fraternidade Universal.





DIANA JOSEFINA GUENZBURGER
Diana Guenzburger nasceu no Rio de Janeiro em julho de 1940. Formou-se em Química Industrial em 1964 pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) e obteve o Mestrado em Química em 1966, especializando-se em Química Teórica. Após um estágio de um ano na França, ingressou no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde obteve o título de Doutor em Física e trabalhou em pesquisa e ensino até se aposentar. Atualmente, Diana dedica-se a escrever e às artes plásticas, tendo publicado o romance do gênero policial/suspense “Morte no Condomínio” em 2013. Diana tem dois filhos e duas netas. É casada e divide seu tempo entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Chicago.





ELIANE NEGRÃO
Eliane Negrão, nasceu em Mandaguaçu/PR; e  morou até os  11 anos de idade,  no interior do Estado. Aos 12 anos muda-se para a Curitiba, ali vivendo por 8 anos, com sua família. Frequenta neste período, o Centro de Criatividades. Retorna à Ibaiti,  no ano de1981, passando a promover e participar de diversas oficinas  e exposições, de pintura, clássica e contemporânea, e, escultura. Em 2001, é despertada sua veia poética. No ano de 2002, é premiada no 4º Salão Internacional de Artes de Chavantes/SP;  com uma obra em escultura de ferro, intitulada "face".






FRANCILANGELA CLARINDO
Francilangela Clarindo nasceu em Fortaleza. Lê e escreve antes mesmo de o saber fazer. A leitura e a escrita faziam parte do universo de suas brincadeiras pueris, encantando e trazendo magia e alegria. Quando se apropriou das letras e as decodificou, passou então a escrever suas histórias. Nunca mais parou. De natureza intimista, tem no ato de escrever uma arte que liberta seu ser, que vibra seu coração e libera sua mente. Em 2010 publicou seu primeiro livro.




GAIÔ

 Paulista de Ribeirão Preto, sempre atuou na área da Educação e como Arte-Educadora (Artes Visuais). Casada, três filhas, através da expressão artística fez o caminho privilegiando o sensível mundo das Artes através do desenho e pintura, escultura e a música. Participou de várias exposições e premiações enquanto cursava a faculdade. Entretanto, enquanto educadora e mãe, impossibilitada de perseverar nesta busca, acabou se afastando das atividades pertinentes às Artes Plásticas, a não ser no exercício de “artista da vida” no convívio familiar e de trabalho junto a Educação. Textos poéticos sempre a acompanharam e aposentada, se viu envolvida na poesia que a tem fascinado. O Ser Humano, na busca de interação com a existência, constitui seu alimento, privilegiando a observação, a percepção, que aliadas à sensibilidade, ao espírito criativo e crítico, fazem a leitura do mundo em suas peculiaridades e transformações. Participou da Antologia “Mar de Versos”, (Ed. Pensata); da publicação da Antologia Poética - Volume I - "Vozes da Alma", após o que, veio a Antologia pela Scortecci, “Encontro Pontual” lançada na Bienal Internacional do Livro em São Paulo (2010). Mais recentemente, Antologia de Poesias, IX prêmio Literário Livraria Asabeça (2010) , e em Belo Horizonte, a Antologia de Ouro do Museu Nacional da Poesia-(2010-2012).Pela FUNPEC (Ribeirão Preto) acaba de lançar a Antologia PONTO & VÍRGULA 2. E pela Ed. Scortecci seu primeiro solo, com o livro de poemas “VERSO-UNI-VERSÁTIL-DI-VERSO”.Em 2013, participou de três Antologias da Revista “Ponto e Vírgula”pela FUNPEC Editora – Ribeirão Preto. A 4ª foi lançada em dezembro de 2013.

Menção Honrosa pela participação no Prêmio Varal do Brasil de Literatura em Genebra.Participou da mostra no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra – Suiça 2013. Convidada, acaba de participar do Espaço do Autor na 11ª Feira do Livro de Sertãozinho (outubro de 2013) onde autografou seu Livro “Verso-Uni-Versátil-Di-Verso”, trocando e partilhando ideias com educadores e escritores locais e expondo suas artes visuais publicadas no livro.



IRMA GALHARDO 
Irma Galhardo é graduada em Direito com registro na OAB, especialista em História

da África e do Negro no Brasil e em Docência do Ensino Superior, mas gosta mesmo 

é de ser Contadora de Histórias e Cordelista. Nasceu em Correntina-Bahia, mas mora 

no Tocantins onde ocupa lugar de referência na Literatura Infantil, sendo autora de 

significativo projeto de apoio à leitura, contemplado em edital do MinC. Seu livro 

Epopeia Tocantinense é paradidático em várias escolas do estado e está nas bibliotecas 

públicas dos 139 municípios do Tocantins, por meio de edital. Tem quatro filhos, 

muitos sonhos e uma relação com a poesia que data das primeiras palavras, quando seu 

pai a erguia e ela declamava, como alguém que tinha por único objetivo o “poetar”. 

É membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça, tem cinco livros 

publicados, quatro prêmios em editais de cultura e participação oficial no 27º Salão 

Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra.





ISIS DIAS VIEIRA
.
Ísis Dias Vieira é psicóloga desde 1978 e professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Antes de se tornar uma psicoterapeuta, estudou Teologia e Filosofia. Durante os seus estudos de doutoramento em Dependência, treinou quatro anos Psicologia Transpessoal, em Paris. Criou o método V.I.T.R.I.O.L. Psicoterapia Transpessoal e utiliza-o desde 2000, com o qual realiza seminários de auto-conhecimento, em Brasília, onde vive desde 1995.



IVETE FUREGATTI
Paulistana radicada em Campinas. Artista Plástica. Auditora-fiscal do Trabalho aposentada. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais – PUCCAMP. Diplomada, em piano, pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, e pelo Instituto de Educação Carlos Gomes, em formação de Professores Primários, ambos em Campinas.
Foi colaboradora dos jornais Diário do Povo, de Campinas, e A Comarca, de Moji Mirim. Tem participado das coletâneas do CPAC – Centro de Poesia e Arte de Campinas, da Editora Komedi  e da Casa do Poeta de Campinas, bem como de publicações científicas.
Membro da Casa dos Poetas de Campinas, do Centro de Poesia e Artes de Campinas, do Centro Campineiro de Artes Folclóricas , do Grupo Impressionistas do Brasil e do  Sindicato Paulista da Inspeção do Trabalho – SINPAIT.
Ocupa o grau de Cavaleiro Oficial na Ordem do Mérito das Artes Plásticas.
Acadêmica da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, onde ocupa a cadeira n° 3 de Artes, tendo por patrono Bidu Sayão.
Acadêmica da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, onde  ocupa a cadeira n° 7 de Artes, tendo por patrono José Pancetti.
Aluna em Artes Plásticas dos Mestres Dinael César Barbosa( in memoriam) e Francelino Rodrigues. Tem participado de várias exposições individuais e coletivas, no estado de São Paulo, desde 2002, obtendo várias medalhas, prêmios e títulos de honra ao mérito. Seus quadros “ Margaridas ”  e “ Agressão à Seiva da Vida ” pertencem ao acervo do Clube Semanal de Cultura Artística em Campinas,   “ Recanto da Fazenda Chapadão ” , ao acervo da 11ª Infantaria Blindada, do Exército Brasileiro em Campinas, e  “Homenagem à Escola de Cadetes de Campinas”, ao acerco da Escola .





JANI BRASIL
Nascida em Urânia , Estado de São Paulo/Brasil, aos dias 05 de maio de 1956.
Palestrante, Teóloga, Poeta ,Escritora
Artista Plástica(autodidata),  compositora.
Membro da Academia de Letras e Artes do Estado do Goiás-ALG
Membro da Associação  Internacional de Escritores e Artistas (LITERARTE)
Melhores  Poetas Luso Brasileiro de 2014
Como escritora: “Analogia e Poesias, Poemas ao Vento, Amor em  Movimento(conto)”
Participação em  “Antologias”
Escritora no Recanto das Letras
Como  Artista  Plástica : Entre telas e painéis umas  50 obras em óleo, acrílica e mista.
Participação no Anuário Brazilianarte 2013.








JO MENDONÇA ALCOFARADO
Jô Mendonça Alcoforado é psicóloga, escritora, poeta, artista plástica, cantora, compositora e atriz. Escreve poesias, contos, crônicas, histórias infantis, romances, ensaios, artigos e outros. Publicou quatro livros autorais e participou em mais de 70 antologias. Recebeu premiações na música, na literatura, pela promoção e difusão da cultura nacional no Brasil e exterior e várias outorgas nacionais e internacionais. Colunista do Jornal Sem Fronteiras, escreve artigos para sites e jornais. Antologista coordenadora de projetos sociais e culturais difundindo a cultura nacional através dos Projetos  da Universidade Federal da Paraíba, Qualidade de Vida e Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros países. jomendona@yahoo.com.br




JOSE DONIZETTI
José Donizetti Nicolini Gonçales - Paulista, nasceu em São Manuel – SP, em 04.05.1962 – Residente desde 1969 em Osasco – SP. É associado LITERARTE. Membro da Academia de Letras e Artes de Goiás, de Vitória – ES e do Núcleo Acadêmico de Buenos Aires, Academia de Artes de Cabo Frio - ARTPOP. Ainda da União dos Escritores e Poeta de Barueri - “Operários das Letras” e do Maepo - “movimentos de artistas e poetas de Osasco”, em São Paulo.




 | 
JOSÉ WILMAR PEREIRA 
Escritor, poeta, compositor. Natural de Itajaí/SC. Tem inúmeros trabalhos em seu currículo além dos seguintes prêmios: Estrela de Ouro pela CBJE pelos mais de cinqüenta mil acessos aos poemas e contos. Prêmio Nacional Panorama Brasileiro edições 2009, 2010 e 2011 que reúne os melhores trabalhos do ano escolhidos pela CBJE. Prêmio POEART 2010 e 2011 (Vozes de Aço). Participou de mais de cinqüenta antologias, incluindo participação na obra Tesouros Brasileiros Brasil-Egito Via Cairo parceria de Izabelle Valladares e Academia de Letras de Goiás.




LICÍNIA GIRÃO
Jornalista e amante das palavras, escritas e faladas. Olha para “a palavra como a obra de quem a escreve e a arte de quem a lê”. É neste meio que trabalha. Entre vocábulos e desassossegos. Nascida a 16 de Junho de 1965 no distrito de Coimbra. Detém estudos superiores nas áreas da História, Português e Direito da Comunicação.





LÚCIA CELESTE VASCONCELOS 
Engenheira pela (UFMG), sente-se como uma poetiza bissexta, escreve de vez em quando. Autora da letra da música “Vamos Sambar”, primeira colocada no festival Municipal SESI-RJ/2009.  Possui poemas publicados diversas antologias nacionais e internacionais. Livros publicados - “Desvairada em Poesia” (2011) e “Duas gotas de veneno entre poesia” (2013)


LUCIANO MARINHO 
Ø  Escritor recifense. Romancista, contista e poeta.
Ø  Jornalista colaborador da Página Opinião do Jornal do Commercio, Recife - PE.
Ø  Ex-professor de língua portuguesa da UFPE e dos colégios Nóbrega, São Bento, Santa Maria, Israelita e União Curso.
Ø  Também foi coprodutor dos programas “Conexão” [TV. Jornal- SBT] e “O Grande júri” [TV Universitária].  É psicólogo clínico, de orientação psicanalítica, atuando em consultório privado na Estrada dos Remédios, 2123, sala 108 – Madalena – Recife.





LUZIA LINA DE SOUZA 
Luzia Lina de Souza Correa é natural do município de São José do Calçado, no Estado do Espírito Santo. Gênero literário: Poesia. É ocupante da cadeira n. 08 da Academia Calçadense de Letras, cujo patrono é Fernando Tatagiba. Publica poemas, crônicas e reportagens no jornal A Ordem, e um romance, em capítulos semanais, "O sublime transplante de um coração!, 72/73.




MADALENA MENDES
Madalena Mendes nasceu a 5 de Setembro de 1961, em S. Bartolomeu de Messines, Silves, Portugal.
Professora e Investigadora. Co-fundadora do Instituto Paulo Freire de Portugal e Coordenadora do Núcleo de Lisboa. Publicações na área da educação.




MÁGDA CÔRTES REGADAS RESENDE
Mágda Côrtes Regadas Resende é carioca, residente em Belo Horizonte. Graduada em Fonoaudiologia, e pós graduada em Audiologia Clínica.
Fascinada pela comunicação humana, nas suas diversas formas de expressão, encontrou na escrita a liberdade de ser e viver qualquer coisa.
Associada da REBRA, participou das duas últimas antologias da entidade. Além disso, é acadêmica da Academia de Letras de Goiás e do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa.  Recebeu o Diploma que Consagra-a com o título de IMORTAL por força de sua expressão científico-literária, empossando-a na Cadeira no. 120, como Membro Correspondente da Academia de Letras Brasil/Suíça.
Como fonoaudióloga, destacou-se, também, pelo seu inédito trabalho na área da Linguagem e Comunicação  realizado com as crianças indígenas da tribo Assurini, em Tucuruí, estado do Pará. Seu trabalho teve destaque e foi publicado no livro: Cuidados pela Vida – Crônicas e Receitas de Saúde no Brasil. Editora Terra Virgem.
Em 2013 ela sai de trás do teclado e mostra ao mundo sua primeira obra de ficção, o romance “Princesinha” (Ed. Chiado). E por seu desempenho literário, recebeu o “I Prêmio Destaque poético da ALAF - Academia de Letras e Artes de Fortaleza” e  o “Troféu Excelência Cultural ABD – 2013”. Convidada a participar da primeira Enciclopédia Lusófona em comemoração aos 8 séculos da língua Portuguesa que será lançada em maio de 2014 na cidade de Foz do Iguaçu, onde será , também, empossada como acadêmica correspondente da Academia de Letras e Artes de Valparaiso – Chile.
            O livro “Princesinha”  termina com o primeiro capítulo do próximo livro. Ousada, ela já prepara novos projetos para 2015. O próximo livro chegará em nossas mãos com o título: Princesinha e Zoe.

“Princesinha”, fala da vida perfeita de uma garota, não tão perfeita, e isso foi o que desencadeou a sua busca pela liberdade e verdade.  Em meio a sua busca, Princesinha sempre teve algo que a orientava: seus Cinco Sentidos. Firmada neles é que a personagem encontra aquele que dá sentido à vida. A partir desse encontro, ela passa a viver um estranho e incomum caso de amor e se inicia então a sua verdadeira transformação, de dentro para fora.

Obras Significativas:
Princesinha ( 2013)
Princesinha & Zoe ( 2014)

Conheça um pouco mais a autora e adquira sua obra:
escritora.magdacrr@gmail.com http://sitedoescritor.ning.com/profile/MagdaCortesRegadasResende.









MAIRA MENDONÇA
Maira Suzeth Mendonça, nasci em Cabinda (Angola), aos 22 de Agosto de 1990.
Sou licenciada em administração pública federal, pelo Instituto Federal de Seguros da Alemanha.
Embarquei em 2001, com apenas 11 anos para a República Federal da Alemanha, onde vive 12 anos.
 Frequentei o ensino secundário 1º e 2º ciclo e o superior na Alemanha.
Voltei a Angola em Agosto de 2013. Actualmente trabalho no Banco Millennium Angola, como assistente comercial. A paixão por escrever nasceu desde cedo.
Comecei a escrever frases de amor com 10 anos de idade.
Depois de imigrar na Alemanha com os meus pais, passei a escrever mais.
Fiquei alguns anos sem escrever, mas em 2007 quando morre a minha mãe, passei a escrever poemas com frequência e não parei mais.
Tive literatura como disciplina no 2º ciclo do ensino secundário, pude aperfeiçoar melhor os meus conhecimentos na criação de poemas.
Já não sei viver sem “escrever”. Escrever é o meu alimento da alma.





MANOEL TEIXEIRA 
Terra com muito mato onde nasci. De poucas letras, quase vivi, sobrevivi. Anos a fio, cresci do lado de dentro, com pouca gramática! De fora, só talento disperso. Costurei durante os anos modernos a insensatez de ser Matemático. Linguagem difícil me fez rastro de literatura bivalente. Produtor cultural, arranjei tempo para pintar. Escrevi livro de histórias com enredo matemático. Editei catálogo de alunos e professor. Poeta e artista plástico de obras divulgadas pela LITEARTE. Contato: lagoadoboi@gmail.com





MARCELO FONTES
Marcelo Fontes é escritor, artista plástico e coordenador de turismo na cidade do Rio de Janeiro.

- Livro independente de prosa e poesias em 1980, “Impulsos da Adolescência”.
- Menção honrosa e integrante da antologia no 3º Concurso Raimundo Corrêa de poesia
 (Ano 1983).
- 1º lugar no concurso de crônicas das Faculdades Estácio de Sá com o tema: “Olimpíadas de Atenas” (Ano 2004).
- Lançamento do livro “O maestro dos Raios, contos, crônicas e reflexões poéticas”(2014).
- Participação na Antologia Camões e Convidados com o conto “o Maestro dos raios”- Literarte e editora Mágico de Oz(Ano 2014).
- Lançamento do livro “Severino Ilusão” pelo selo Mágico de Oz (Fevereiro de 2014) Rio de Janeiro e Portugal.



MÁRCIO BATALHA
Aniceto Márcio de Moura Batalha ou, simplesmente, Márcio Batalha nasceu aos 4 de Janeiro de 1983, Nacional de Angola, natural de Luanda no município da Maianga, na província de Luanda, filho de Lúcio Flávio de Fátima Batalha e de Francisca Mendes Sequeira de Moura; Solteiro; Pai da Tayane Mericia da Palma Batalha.
Licenciado em Gestão e Marketing pela Universidade Independente de Angola. Funcionário do Banco Millennium Angola, como Técnico de Marketing/ Analista de Mercado. Director Comercial da Empresa Mafersat Gps (compra aqui o seu gps).
Escritor de Poesias; poeta Declamador desde 2012, membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola. Participa de diversas antologias importantes entre elas a Antologia Geografia Mágica da Kianda da BJLA a Antologia Luís Vaz de Camões e seus convidados, Antologia Varal do Brasil.
Recebeu o Prémio intercâmbio - Cultural Latino - Americano na Argentina em 2013, Prémio Luso – Brasileiro de Poesias» melhores poetas de 2014 no Brasil.



MARIA CECÍLIA CASTRO
Nasceu em 1º de maio de 1966 – Brasília/DF, Brasil. Formou-se em Letras pela IESPLAN/DF, Gastronomia pelo IESB/DF e fez Pós- Graduação em Literatura Brasileira pela UNB/DF. É acadêmica titular da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias – Rio de Janeiro; acadêmica da Accademia Internazionale Il Convivio  - Verzella , Itália; membro da International Society of Poets; membro da REBRA ( Rede de Escritoras Brasileiras ); membro da UBE/DF ( União Brasileira de Escritores); Ambassadeur da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture – França.  





MARIA DO SOCORRO CAVALCANTI 
Maria do Socorro Cavalcanti, escritora e poetaVice-presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE); Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM)Sócia das instituições: Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE); Academia de Letras Juvenal Galeno (ALJUG);  Associação Cearense de Escritores (ACE); Sócia Correspondente da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) e da Academia de Letras de Goias; autora de 6 livros; idealizadora e coordenadora dos Sites das Academias: ALACE e AFLAM; detentora de vários troféis, dentre eles Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Diamonds of Art and Education Austrian 2013, da Sociedade Européia de Belas Artes, Viena/Áustria; editora-chefe dos periódicos AFLAM EM REVISTA e MULHERES E LETRAS; Honra ao mérito da Delegacia Cultural de Minas Gerais;Mérito cultural da AFELCE, da ALACE e da Academia dos Municípios do Estado do Ceará e  Delegada Cultural do Estado do Ceará.



MARIA INEZ SILVA QUEIROZ 
MARIA INEZ SILVA QUEIROZ é maranhense, licenciada em Letras pela UFMA com título de honra ao mérito de melhor aluna  do curso e especialista em Didática Universitária e Gestão Pública. Possui vários livros, textos e artigos publicados nas áreas de Literatura, Redação Oficial e outras. Atualmente é servidora pública na Assembléia Legislativa do Maranhão e Pesquisadora pelo CNPq. Foi professora do Colégio Dom Bosco e da Universidade Estadual do Maranhão. É membro da Aliança Francesa do Maranhão e colaboradora do Senado Federal como professora de Redação Oficial. Associada da Literarte pela Associação Internacional dos Escritores e Artistas. E-mail  inezqueiroz@gmail.com          





MARTHA TAVARES PEZZINI

Martha Tavares Pezzini, nasceu em São Pedro dos Ferros, MG, Brasil. Casada com Lincoln Pezzini, tem três filhos e dois netos. Formação: Pedagogia. Publicou um livro: Vieiras e Tavares - Genealogia e Lembranças. É uma escritora virtual, possui dois blogs onde  publica seus escritos: Sobre livros e Autores e PoeTextos e PreTextos. É membro da Literarte. Recebeu o Prêmio Literarte 2014 de Melhores Cronistas. Participou da antologia Luis Vaz de Camões e Convidados. Está selecionada para participar das antologias Fernando Pessoa e Convidados e Florbela Espanca e Convidados, ambas da da Editora Mágico de Oz. É acadêmica correspondente das Academias: ALG – Goiás e ALAF – Fortaleza, CE. Em 17 de maio de 2014 tomará posse como Acadêmica correspondente da ACLAV – Academia de Ciências e Artes de Valparaíso Chile. Membro da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras. Convidada a participar da primeira Enciclopédia Lusófona em comemoração aos 8 séculos da língua Portuguesa que será lançada em maio de 2014 na cidade de Foz do Iguaçu. Publica nos sites Varal do Brasil e Poemas à Flor da Pele. Mora em Belo Horizonte, MG, Brasil. Prepara um livro com suas crônicas e alguns poemas, ainda sem nome.






MATUSALÉM DIAS DE MOURA
Matusalém Dias de Moura é advogado e procurador de carreira da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Escritor, poeta e historiador, com mais de 20 livros publicados e alguns outros aguardando edição. Alcançou, em concursos literários, no Brasil e no exterior, mais de 20 (vinte) "primeiros lugares", além de vários outros prêmios e menções honrosas. É membro efetivo da Academia Espírito-santense de Letras (Cadeira 34), a mais antiga instituição literária do Estado do Espírito Santo, da Academia de Letras Humberto de Campos de Vila Velha (Cadeira 18), do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e de outras instituições culturais. É, também, Membro Correspondente da Academia Mineira de Letras e da ALA (Academia de Letras e Artes) de Portugal. Na política, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Iúna, Espírito Santo.







MÚCIO GÓES 
Múcio Góes, apanhador de versos flutuantes e depois. Dessa vez nasceu em Palmares-PE no dia de Iemanjá do século que passou. Lua em Aquário, Sol em Leão, Ascendente em Virgem; não sabe o que isso significa, mas sente que tem um modo muito particular de enxergar as coisas, principalmente a poesia.            Dos versos já capturados veem-se em O avesso e o verso [Ed Nossa Livraria 2008], Grãos ao alto! [Ed A árvore dos poemas 2009] e incensos, insônias, silêncios e outros sons [Ed Nossa Livraria 2010], Haicaos, parceria com a poeta Sandra Regina [Ed Limiar - 2012], 2ª edição de O avesso e o verso [Ed Limiar – 2013]. Atualmente escreve no blog Traversuras, e pode ser vistos pelas esquinas facebookeanas.





PAOLA RHODEN
Paola Rhoden nasceu no Estado do Paraná, hoje vive em Brasília.  Faz parte da Academia Cachoeirense de Letras desde 2006; Membro da Academia de Letras e Artes de Goiás Velho; da Academia de Letras e Artes de Fortaleza; da Academia de Letras e Artes de Vitória e Câmara Baiana do Livro. Premiada em concursos literários, com muitos textos publicados em antologias em vários países. Participei no ano 2000 do Programa Internacional de Literatura em Madri; em 2002 da Convenção Internacional de Escritores em New York; em 2004 da Convenção de Escritores Latino Americanos em Punta Del Leste; em 2005 da Convenção Mundial de Poetas em Lisboa; em 2007 e 2008 do Programa de Literatura da Universidade de Miami; em 2008 no VI Conclave de Escritores na Cidade do México; em 2009 na Convenção de Literatura e Arte em Madri; em 2010 na Expo Literatura e Arte Cidade do México. Em 2013 em eventos literários, em Madri, Lisboa, Paris, Milão, Frankfurt, Viena, Cidade do México e Buenos Aires. Em 2013 recebi  os prêmios Destaque Poético e Melhores Contistas pela Editora Mágico de Oz (Portugal), e homenagem com o Prêmio "Diamonds of Arts and Education" no Castelo de Cobenzl na Áustria.




RENATA SBORGIA 
Renata Carone Sborgia nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. É bacharela em Direito e em Letras . Mestra em Psicologia pela USP. Especialista em Língua Portuguesa e Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional. Pós-Graduada pela PUC/SP E FGV/RJ em Direitos Humanos-Teoria e Prática, Gestão de Pessoas e Direito do Consumidor com MBA em Direito e Gestão Educacional pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro imortal da Academia de Educação (ARE). Atua como educadora, revisora de Português, escritora, pesquisadora (USP), consultora/assessora de Português e oratória, colunista  em vários jornais e revistas impressas e virtuais(internet). Participou em mais de 30 Antologias com crônicas e poemas. É autora de vários livros com temas ligados à Educação, Tabagismo , Enxaqueca , Língua Portuguesa e Literatura.




RIBEIRO-CANOTILHO
Ribeiro - Canotilho, nasceu na cidade de Lourenço Marques, em Moçambique, em 1946.
Estudou Artes - Plásticas : Pintura, Escultura e Cerâmica, em Moçambique, África do Sul e Portugal.
Professor de EVT - Educação Visual e Tecnológica, Aposentado.
Pintor, desenhista, ilustrador, escultor, ceramista, mosaísta, tecelão, restaurador d´arte e de todos os géneros de mobiliário, marceneiro - entalhador, poeta, percussionista e ex - dançarino.
Provém duma família Intimamente conotada com as artes - plásticas, musicais e poéticas, de há várias gerações.
Elaborou grandes cenários, grandes painéis cerâmicos, cartazes e capas de livros, entre os quais " O hospital e o seu mundo " do romancista moçambicano Eduardo Paixão, " 30 facadas de raiva ", em ilustração parcial, do poeta António Calvinho, " Entre Dois Rios Com Margem " do poeta moçambicano Delmar Maia Gonçalves, " Descolonização e Independência de Moçambique - Factos e Argumentos ", do Doutor Henrique Terreiro Galha, um bloco filatélico e duas colecções de selos para os Correios de Moçambique, respectivamente em 1973, 1999, 2008, 2009 e 1974.
Livros de óbras d´arte e outras situações análogas publicados nacional e internacionalmente




 RITA PEA
A jovem escritora portuguesa descobriu a sua paixão pela poesia no início da adolescência, quando desafiada pela professora de Português a escrever um texto. Na rebeldia dos treze anos, contrariou a maioria e escreveu
o seu primeiro poema. Em 2009 com 22 anos, Rita Pea vence um concurso literário para jovens escritores e é publicado o seu primeiro livro intitulado “Fragmentos de uma Alma” com o pseudónimo “Ainoha Leporello”. Fez a sua primeira sessão de Autógrafos na Feira do Livro no Porto em 2010 e em 2013, no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa em Genebra. Estreou em Lisboa, no Teatro da Comuna “Um Tango com Gardel” onde teve uma
participação dramatúrgica. Participou em Antologias.
Dedica-se à Poesia, Teatro e mais recentemente descobriu o gosto pela prosa poética erótica.
Contato: ritapeas@gmail.com





ROBERTO FERRARI 
Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador.
Publicou os livros Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina e Fundamental como o Amor.
Algumas atribuições do autor:
·     Membro da Academia de Letras do Brasil/ Suíça - 2013
·     Membro da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture, Paris - 2013
·     Membro da Associação Internacional dos Escritores e Artistas - 2012
·     Decano da Academia de Letras de Piracicaba – 2012
·     Membro Conselheiro da ABRASCI.
·          Membro da Academia de Letras de Buenos Aires – 2013
·          Doutor Honoris Causa em Letras pela FAMET de Belo Horizonte - 2013-12-12
·          Membro da Academia de Letras de Teofilo Otoni - 2013

 Alguns prêmios recebidos pelo autor:
 §  Diploma Personalidade como Escritor e poeta – 2012
§  VIII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus- Texto inédito sobre Jorge Amado
Troféu Literarte de Cultura - 2013




ROZELENE FURTADO LIMA 
Rozelene Furtado de Lima –Teresópolis/RJ/Brasil. Professora, bibliotecária, escritora, contista, poeta, artista plástica. Livros: Banquete de Idéias –memórias;  No Limiar Sex - poemas; Sementes ao Vento- haicais Participa em mais de duzentas   Antologias nacionais e internacionais. Textos publicados em Portugal, França, EUA (NY), Espanha, Itália, Suíça, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia;  Verbete no Dicionário de Mulheres Escritoras de Hilda Flores; Associada à: REBRA, LITERARTE, Poetas Del Mundo; AVBL-Academia Virtual Brasileira de Letras: ALTO-Academia de Letras de Teófilo Otoni; ANBA-Academia Niteroiense de Belas Artes e Letras; ALG - Academia de Letras de Goiás; FEBACLA–Federação dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes; Associada a ACIMA – Associazone Culturale Internazionale Mandala – Milão-Itália;  Membre D’honneur  Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; ACLAV - Academia de Letras e Artes de Vitória; Portal CEN –PT; Vários prêmios nacionais e internacionais em literatura e artes plásticas.






SANDRA COUTO
Mulher, mãe, avó, tradutora e escritora, Sandra Couto nasceu no Rio de Janeiro, morou em São Paulo por muitos anos e vive em Rochester/Michigan, EUA, desde dezembro de 2008. Sua primeira paixão foi a música, iniciando estudos de pianos aos seis anos de idade. Contudo, a literatura acabou por atraí-la de forma invencível. Desde a infância, lia com avidez tudo o que lhe chegava às mãos - por vezes volumes demasiado pesados para seus braços pequeninos. Seus companheiros de meninice - fiéis ao longo de toda a vida - foram os livros de Lígia, Machado, Eça, Cecília, Carlos Drummond e Pessoa, entre tantos outros. Assim, decidiu devotar-se durante longos anos à tradução literária, após um curso de Letras. Em 2002, selecionada no Projeto Caça-Talento da Editora Nativa, publicou o livro “Foto Antiga”, que reúne poemas escritos a partir de 1985. Sua poesia surpreende. Nada de frases pomposas e enigmáticas, mas uma poesia simples e direta (embora sem perder a sensibilidade) como raramente se encontra entre iniciantes. Como disseram a seu respeito, Sandra “é poetisa que não se esconde atrás das palavras, mas ousa ser simples e oferece-nos todo o sentir e o sofrer dos seus pequenos e mágicos momentos, revelando a poesia que está inscrita na trama das coisas.” Nos últimos anos participou de diversas antologias organizadas pela REBRA e pela Editora Scortecci e teve dois microcontos escolhidos pela Geração Editorial para figurar no ebook Geração em 140 Caracteres -- link para download: http://wp.me/pC6mz-yh
No momento está trabalhando em seu próximo livro, Pérolas Esparsas.




SANDRA FERRARI RADICH 
Sandra Ferrari nasceu no Rio de Janeiro – RJ e reside em Americana - SP. Fez Letras Português e literatura e pós-graduação em Língua Portuguesa com Ênfase na Formação do Leitor - UNIMEP - Piracicaba - SP. É Professora, Escritora e Poeta, se dedica a escrever contos, crônicas e poemas e têm alguns de seus trabalhos publicados em antologias.




SÉRGIO BORSOI JÚNIOR 
Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior, 21 anos, estudante da Universidade Federal Fluminense e nascido no Rio de Janeiro. Membro da academia de letras e artes de fortaleza, membro da academia de letras e artes de Buenos Aires, participou de várias antologias, escreve no site da Literarte, Casa da poesia e recanto das letras. Conluindo um romance juvenil e em breve lançará sua antologia poética. Possui um lado de sua vida voltado para as artes, músico e amante da natureza.
Contato: sergioborsoi_junior@yahoo.com.br





SÓNIA NOGUEIRA 
Educadora, Graduada em História, Estudos Sociais, pós-graduação. Planejamento Educacional, Língua Portuguesa e Literatura – Membro efetivo em quatro academias literárias; Associação Cearense de Escritores, Publicou seis livros, participa de quarenta e seis Antologias, classificada cinco concursos, 23 menções honrosas, Cinco medalhas, sendo duas, Prêmio Buriti. Agraciada com os Troféus: Cecília Meireles, Drummond de Andrade, Categoria Especial, Mulheres Notáveis, Drummond Categoria Especial, Itabira BH. Recebendo da Sociedade Europeia de Belas Artes Abrasa e Literarte o prêmio Diamomnds Of Art And Educacion Austrain, 2013, em Viena. Catalogo do Prêmio Luso-brasileiro melhores poetas de 2014, Edição Brasil, Ribeira Brava – Madeira Portugal, Mágico de Oz. Prêmio Ideal Clube de Fortaleza, 2014.




STELA OLIVEIRA

Maria Stela de Oliveira Gomes é mineira de Abre Campo, mas reside atualmente em Governador Valadares - MG. É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Trabalhou muitos anos como Professora e Pedagoga em uma escola pública onde coordenava concurso de poesia, sarau poético e projeto de leitura. É Escritora, Poeta, Artista Plástica, membro da Academia Valadarense de Letras, Secretária da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce e Delegada Cultural. Possui obras publicadas em jornais, revistas, antologias e o romance "Marcas de Sofrimento e Esperança". Sua crônica "Peraltices da Infância" foi publicada em duas antologias, sendo uma traduzida para o francês, através do Intercâmbio Cultural da Universidade Federal da Paraíba e recebeu medalha e certificado em João Pessoa, em 2012. Sua poesia "Sentimento Envolvente" foi musicada e gravada no CD Poesias Musicadas de Brasileiros e recebeu medalha e certificado, também através do Intercâmbio Cultural da Universidade federal da Paraíba, em 2013. Recebeu a "Comenda Gonçalves Dias, por sua participação com um poema no Projeto Mil Poemas para Gonçalves Dias durante as comemorações do seu aniversário, em São Luis - MA, em 2013.



VALDECK ALMEIDA DE JESUS
VALDECK ALMEIDA DE JESUS (1966) é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores.




VANDERLEI ANTÔNIO DE ARAÚJO

11 comentários:

  1. Parabéns a todos;
    O meu abraço fraterno!

    ResponderEliminar
  2. Cara Vera Fornelos,
    Grupo Literarte e amigos escritores:

    Maravilhosa apresentação. Sinto-me honrada e feliz por compartilhar o que escrevo e estar em contato com a obra de outros autores, de origens tão diversificadas. Uma curiosa sintonia. Enriquecedora. Parabéns a todos. Obrigada à Mágico de Oz e Literarte pelo carinho..

    ResponderEliminar
  3. É um prazer participar da antologia Fernando Pessoa e Convidados, onde estão reunidas pessoas de grande talento!

    ResponderEliminar
  4. A Capa está excelente. O tema é grandioso. Parabéns à Mágico de Oz e à Literarte.

    ResponderEliminar
  5. Estou feliz em participar da antologia. Abraços Mágico de Oz.

    ResponderEliminar
  6. Es una delicia participar junto con tan Bellas y Brillantes Plumas.
    Parabens Delmar & Vera.

    ResponderEliminar
  7. Oh, Hey e espero que com fome de arte então linda Antologia de Magico de Oz.
    un abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito me alegro ao estar incluída na antologia junto com tantos escritores de valor. Agradeço.

    ResponderEliminar
  9. Amei!
    Grata, muito grata pela participação neste projecto que me diz muito!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Muito feliz por participar desta antologia com Fernando Pessoa e tantos escritores talentosos. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  11. Un abrazo y mis felicitaciones a todas, todos.

    ResponderEliminar

Copyright © 2015 Mágico de Oz - Eventos